Polímeros de Condensação

Após investimento em pesquisas, o químico belga Leo Hendrik Baekeland conseguiu desenvolver em 1909 uma resina plástica de propriedades extraordinárias, como resistência excepcional ao calor. Essa resina foi batizada, em sua homenagem, de baquelite.

A partir daí o número de polímeros desenvolvidos cresceu surpreendentemente. E quem sabe poderíamos dizer que a nossa sociedade atual depende incondicionalmente desses materiais poliméricos.

No post de hoje você irá:

  • Estudar polímeros de condensação – poliésteres, poliamidas e policarbonatos

Resumo Sobre Polímeros de Condensação

Polímeros de condensação são polímeros obtidos da reação entre monômeros, com eliminação de uma substância mais simples.

• Poliésteres: são polímeros que se caracterizam pela presença da função éster na cadeia polimérica. São formados por monômeros que possuem as funções álcool e ácido carboxílico. O poliéster mais importante é o politereftalato de etileno, mais conhecido pelo termo PET. É um copolímero termoplástico formado pela reação de esterificação entre o ácido tereftálico (ácido p-benzenodioico) e o etilenoglicol (etanodiol).

• Poliamidas: são polímeros que se caracterizam pela presença da função amida na cadeia polimérica. As poliamidas mais comuns são fabricadas a partir de monômeros que possuem as funções amina e ácido carboxílico.

Náilon: o mais comum é o náilon-6,6, que é um copolímero termoplástico formado pela reação entre 1,6-diamino-hexano e ácido adípico (ácido hexanodioico).

Poliaramida (Kevlar): é uma poliamida aromática preparada a partir do p-diaminobenzeno e do cloreto de p-tereftaloila (cloreto de ácido p-benzenodioila).

• Baquelite: é um polímero tridimensional termofixo que deve ser moldado logo após a polimerização. Sua reciclagem é difícil, mas possui boas propriedades como isolante elétrico. A baquelite é produzida pela polimerização do fenol com aldeído fórmico.

Questão de Concurso PETROBRAS

PROVA 24 Técnico de Operação Júnior – PETROBRAS 3/2011 – Questão 24) Os polímeros estão presentes nos mais diversos materiais e são de grande utilidade para a humanidade. Atualmente, as indústrias conseguem variar a aparência e as propriedades dessas macromoléculas. O poliestireno é um polímero usado na fabricação de pratos e xícaras; o PVC, na obtenção de tubos para encanamento; a baquelite, também conhecida como resina fenol-formaldeído, é muito empregada em tintas e vernizes.

Em relação a esses polímeros, é correto afirmar que

(A) poliestireno, PVC e baquelite são exemplos de polímeros vinílicos.

(B) poliestireno e PVC são polímeros de substituição, visto que são formados por somente um tipo de monômero.

(C) baquelite e poliestireno podem ser classificados como copolímeros.

(D) baquelite é um polímero de condensação, pois, para sua formação, ocorre eliminação de moléculas e água.

(E) esses polímeros não apresentam ligações covalentes

Gabarito

Questão 24) D

Oi, Me Chamo Elen Pereira e Quero Te Ajudar Com a QUÍMICA Para CONCURSOS!

Elen Pereira

Produtora de materiais didáticos específicos para estudantes que estão se preparando para concursos públicos que cobram química no edital.

Website: https://quimicaparaconcursos.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.