SEE MG – Professor de Química

O ano de 2018 começou com boas notícias para os professores de química de Minas Gerais 🙂 A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE MG) divulgou no dia 02 de janeiro de 2018 a abertura de concurso público para contratação de professores de química.

see mg concurso professor quimica

A organizadora desse concurso, que terá validade de dois anos, escolhida pela SEE MG é a Fundação Mariana Resende Costa – FUMARC.

Para saber as cidades em que poderá atuar,  confira as Escolas Estaduais por Superintendências Regionais de Ensino e os respectivos Municípios no edital de abertura << Edital Aqui >>.

Mas atenção, para se inscrever no concurso SEE MG é necessário acessar o site www.fumarc.com.br no dia 26 de fevereiro de 2018 a partir das 9 horas da manhã até no máximo às 23h59 do dia 08 de março de 2018.

Informações Importantes

Remuneração: R$ 2.135,64

Vagas para Professor de Química (ampla concorrência): 868

Vagas para Professor de Química (pessoa com deficiência): 87

Carga Horária de Trabalho: 24 horas semanais

Requisito: Diploma devidamente registrado de curso legalmente reconhecido de Licenciatura Plena em Química, expedido por instituição de ensino superior credenciada; ou curso superior (bacharelado ou tecnólogo), acrescido de curso de formação pedagógica para graduados não licenciados (realizado estritamente, nos termos da Resolução CNE/CEB nº 2, de 1997 ou do art. 14 da Resolução CNE/CP n 2, de 2015), com habilitação específica em Química.

Primeira Etapa dia 08/04/2018: Prova Objetiva de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório;

Segunda Etapa: Avaliação de Títulos, de caráter classificatório.

Taxa de Inscrição: R$ 70,00

Data de Inscrição: 26/02/2018 a 08/03/2018

O Que Consta de Química No Edital

CONTEÚDO ESPECÍFICO PARA O CARGO DE PROFESSOR DE QUÍMICA

I – MATÉRIA E ENERGIA: conceituação, estados físicos e suas transformações; densidade; substâncias puras e
misturas, simples e compostas; obtenção de substâncias puras a partir de misturas; fenômenos físicos e químicos; leis ponderais das reações químicas: lei de Lavoisier e lei de Proust.

II – ESTRUTURA ATÔMICA: modelo atômico de Dalton; natureza elétrica da matéria; modelo atômico de Rutherford; modelo atômico de Bohr;

III – CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA: histórico; tabela atual; períodos e colunas; metais, ametais, gases nobres e artificiais; elementos representativos, de transição: localização; propriedades periódicas e aperiódicas dos elementos;

IV – LIGAÇÕES QUÍMICAS: ligação iônica, covalente e metálica; alotropia; polaridade de ligações e de moléculas; geometria molecular; forças intermoleculares; propriedades dos metais e dos ametais.

V – FUNÇÕES INORGÂNICAS: ácidos: conceito de Arrhenius, classificação, propriedades, solubilidade em água, condutibilidade elétrica, outras; bases: conceito, classificação, propriedades, solubilidade; Sais: conceito, classificação, propriedades, solubilidade; Óxidos: conceito, classificação, propriedades, solubilidade; Hidretos: conceito, classificação, propriedades, solubilidade.

VI – REAÇÕES QUÍMICAS: Aspectos qualitativos e quantitativos: Classificação e reconhecimento; Condições em que ocorra reação de deslocamento e de dupla troca;

VII – GRANDEZAS QUÍMICAS E SUAS UNIDADES: Massas: atômica e molecular; número de avogadro; Mol: conceito, cálculos; Fórmulas: molecular, mínima, percentual e suas interconversões.

VIII – COMPORTAMENTO DOS GASES: Leis dos gases; equação geral dos gases; volume molar dos gases; equação de estado dos gases; misturas gasosas; densidade dos gases.

IX – CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS: Lei de Lavoisier e de Proust e suas consequências; Lei volumétrica de
Gay-Lussac.

X – SOLUÇÕES: conceito, solubilidade, coeficiente de solubilidade; concentração: g/L, mol/L, %em massa, %massa/volume, %volume/volume, interconversão de concentrações; diluição, mistura de soluções,
titulação.

XI – PROPRIEDADES COLIGATIVAS: conceito; pressão de vapor de um líquido; pressão de vapor de uma solução; pressão de vapor de soluções de concentrações diferentes; ebulioscopia, tonoscopia e osmoscopia.

XII – ELETROQUÍMICA: oxidação e redução; número de oxidação, balanceamento pelo método de oxiredução, oxidantes e redutores; reações espontâneas de oxi-redução; pilhas; potencial de redução e diferença de potencial, aplicações da tabela de potenciais de redução; Reações não espontâneas (eletrólise); Aplicações, estequiometria de eletrólise; Metalurgia e potenciais de redução.

XIII – TERMOQUÍMICA: conceito: entalpia, equações termoquímicas e fatores que influem na variação de entalpia; estado padrão; Entalpia de formação, de combustão, de dissolução, Lei de Hess, energia de ligação.

XIV – CINÉTICA QUÍMICA: conceito, colisões eficazes, leis de velocidades, fatores que afetam a velocidade de reação, interpretação de gráficos.

XV – EQUILÍBRIO QUÍMICO: conceito, expressão matemática da constante de equilíbrio em função das concentrações e em função das pressões parciais; deslocamento de equilíbrio; aplicação em soluções de eletrólitos; equilíbrio iônico da água; pH e pOH, indicadores ácido-base; hidrólise salina; solubilidade e produto de solubilidade.

XVI – RADIOATIVIDADE: conceito; fusão e fissão nuclear; emissões alfa, beta e gama;

XVII – INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA: conceito, cadeias e fórmulas estruturais, compostos aromáticos,
classificação de cadeias carbônicas e de carbonos, tipos de orbitais híbridos, geometria molecular e ângulo de
ligação.

XVIII – COMPOSTOS ORGÂNICOS: petróleo, carvão mineral; hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, haletos, fenóis, éteres, ésteres, aminas e amidas; classificação e propriedade.

XIX – ISOMERIA: plana e espacial geométrica.

XX – REAÇÕES ORGÂNICAS: adição, substituição, oxidação; aminoácidos, proteínas, óleos, gorduras; sabões e detergentes; polímeros.

O Que Caiu No Concurso Anterior

Como de costume para os cargos de professor, há uma variação muito grande em relação à banca escolhida para organização de novos concursos.

Para o concurso do SEE MG realizado em 2012 a banca escolhida foi a Fundação Carlos Chagas (FCC) e em 2015 foi o Instituto Brio Conhecimentos (IBC) 🙁

Isso dificulta o estudo para esses concursos porque não há como prever um padrão e estimar o perfil e o estilo de questões que serão cobradas.

Partindo da informação que esse concurso SEE MG de 2018 é organizado pela banca FUMARC, pesquisei e encontrei uma prova anterior que selecionou professores de química na Prefeitura de Iturama em Minas Gerais em 2015 e decidi resolver uma questão de química no meu canal do YouTube (se inscreva AQUI) dessa prova.

Confira aqui a resolução da questão de química que eu escolhi:

Então, comece a estudar agora mesmo! Baixe os materiais abaixo:

  1. Prova do concurso realizado pela FUMARC em 2015 que selecionou professores de química << Baixe Aqui >>;
  2. Gabarito divulgado após recurso << Baixe Aqui >>;
  3. Meus resumos GRÁTIS de química em PDF << Baixe Aqui >>.

Desejo muito sucesso em seus estudos 🙂

Abraços,

Elen Pereira

Oi, Me Chamo Elen Pereira e Quero Te Ajudar Com a QUÍMICA Para CONCURSOS!

Elen Pereira

Produtora de materiais didáticos específicos para estudantes que estão se preparando para concursos públicos que cobram química no edital.

Website: https://quimicaparaconcursos.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.